top of page

Dicas para o Ensaio

Respeitar as diferenças e valorizar as potencialidades é fundamental!

O importante é focar no mesmo objetivo e sendo assim é muito bom e produtivo que todos estejam engajados em um mesmo projeto sonoro e artístico. 

 

Observe, sinta...

Os cantores chegam para o ensaio com ânimos, humores, preocupações, energia corporal e concentração diferentes. Cabe ao regente observar e propor atividades para o equilíbrio da energia física, do estado emocional e da concentração do grupo para a cantoria. 

Clareza e objetividade ao comunicar-se com o grupo!!

 Não se esqueça de dirigir-se de forma clara e objetiva ao coro quando necessitar de ajustes na organização do som. Afinal, viemos aqui para cantar ou para conversar!?

Corrija com respeito e sensibilidade!

Você gostaria de ser colocado em evidência ou em uma situação desconfortável na frente de várias pessoas? Creio que não. O regente não deve esquecer que os cantores estão colaborando e oferecendo o melhor possível para realizar o ensaio. Quando houver necessidade de correção, corrija o naipe e se o erro insistir dirija-se com respeito e tranquilidade até o cantor que está com dificuldades e cante ao lado dele(a). Se for possível, no final do ensaio converse em particular com o cantor(a) ou com os cantores com dificuldades oferecendo auxilio para a resolução do problema.

 Pianista Correpetidor

Se houver um pianista lembre-se que ele é um músico e parte integrante do processo musical e da cantoria. Ele(a) não está ali somente para te acompanhar, mas sim para fazer música com você e com o coro. Chame-o(a) pelo nome e agradeça sempre a importante colaboração para a realização do ensaio. Estabeleça o repertório que será desenvolvido com antecedência e entregue ao pianista para que ele possa estudar. Se houver dúvidas instrua-o sobre como o acompanhamento deverá ser realizado com o grupo. Mas não se esqueça de ouvir sugestões! Ótimas ideias musicais podem surgir durante uma boa conversa.   

Deixe um comentário se este conteúdo te ajudou. Obrigada!

O conteúdo foi útil pra você?

Clique aqui para tirar a sua dúvida.
bottom of page