top of page

Como planejar o Ensaio Online​

De repente, em meados de Março de 2020, o mundo parou e a cantoria coletiva foi silenciada. Fomos pegos de surpresa por uma pandemia que nos tirou a possibilidade de cantar juntos e de nos encontrar pessoalmente. Fomos privados do contato físico, da conversa entre amigos, da liberdade de ir e vir e dos abraços. Muitos grupos corais que estavam com o planejamento de ensaios e concertos anuais organizados tiveram suas atividades canceladas. Os teatros, as igrejas, as escolas e os salões comunitários, espaços onde geralmente são promovidos apresentações e concertos com grupos corais, foram fechados. O medo, a insegurança e o caos tomaram conta da vida e da cantoria. E agora?

 

Diante deste panorama os coros tornaram-se comunidades de acolhimento e de ajuda mútua e encontraram uma solução, um espaço de ensaio virtual na tentativa de suprir a necessidade do encontro e de  motivar as pessoas em um momento tão delicado de fragilidade, de solidão e de privações a encontrarem um alento no canto em conjunto.

A sala de ensaio mudou. Os cantores que antes se encontravam para ensaiar juntos, hoje ensaiam separados em suas próprias casas e o coro viu-se diante de um novo palco, a internet. O regente coral foi desafiado diante deste novo tempo, a desenvolver novas habilidades tecnológicas e novas competências para realizar o trabalho com o coro online.

 

O planejamento

  

Sendo assim, o regente coral percebeu que organizar o planejamento de cada ensaio online poderá torná-lo produtivo e interessante e para isso elaborar um plano de ensaio, assim como no ensaio presencial, é fundamental.

Estabelecer as plataformas digitais, os aplicativos e softwares que serão utilizados para a realização das atividades, os objetivos, os conteúdos a serem desenvolvidos, as canções e a metodologia que será utilizada para a realização de cada ensaio online com antecedência é sem dúvida uma das formas de garantir a otimização do tempo de ensaio.

 

A definição da frequência dos ensaios online permite que os cantores e o regente se organizem para participar ativamente do coro.

 

As ferramentas digitais

 

Cada regente pode escolher uma ferramenta digital que seja mais adequada a realidade dos cantores.  Entre os aplicativos, plataformas de compartilhamento e softwares que possibilitam que o trabalho musical seja feito remotamente, cito alguns que estão sendo utilizados pelos coros para a realização dos ensaios e das atividades online:

 

- Zoom: permite a realização de encontros online do coro, realização de  ensaios um a um ou de naipe, apresentação de palestras e aulas com professores e regentes convidados; Link para download:  

 https://zoom.us/

- Musescore: software profissional gratuito que permite criar, tocar e imprimir partituras; Link para download:

https://musescore.com/ 

- Google sala de Aula: permite organizar o envio e o recebimento das atividades do coro; Link para download:

https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/classroom/?modal_active=none

Como usar o google sala de aula:

https://canaltech.com.br/internet/google-classroom-como-usar/  

- WhatsApp: envio de instruções, envio de playbacks para estudos e gravações e envio de outros materiais. Muita cautela no gerenciamento do tempo de trabalho ao utilizar o WhatsApp!  

      

- Youtube: alguns regentes utilizam o youtube para criar um canal para o coro e fazer download dos materiais para os cantores (vídeos de instruções, playbacks, gravação de vídeo e áudio das vozes);  

   

- Câmera do celular: útil na gravações de vídeos e áudios de instruções e na gravação de vídeo e áudio dos cantores;

-Grupo no Telegram: envio de instruções, envio de playbacks e de outros materiais; Link com instruções de como criar um Telegram no Android, IOS e Windows.   

https://www.oficinadanet.com.br/telegram/29414-como-criar-um-telegram-no-android-ios-e-windows

- WeTransfer: para envio de material (vídeo e áudio) por e-mail;  Link para download :

https://wetransfer.com/

-Reaper: software utilizado para edição e mixagem de áudio; Link para download:

https://www.reaper.fm/download.php

-Oliver vídeo editor: Software utilizado para edição de vídeo. Link para download:

https://www.olivevideoeditor.org/

 

- Conheça outras ferramentas digitais nesta Live do canal MusicaUnirio:  

https://www.youtube.com/watch?v=4tt6DghDMio

O músico e produtor áudio visual Vítor Gomes gravou este vídeo com 7 etapas para gravar um coro virtual:   

WhatsApp Image 2021-05-01 at 15.55.33.jp

Etapas do planejamento do ensaio online

 

Conversando com outros regentes nas Lives do Coro do Zero, o regente Thiago Melo, nos contou que para o planejamento do ensaio online ele utiliza os seguintes termos: Pré ensaio, ensaio e pós ensaio, determinando em cada um destes estágios as ações necessárias para que os cantores acompanhem o planejamento e participem do ensaio virtual.       

 

Se você quer saber mais sobre as etapas do planejamento do ensaio online eu sugiro que você   assita a Live " Ensaio do Coro Online, dá certo?" no canal Coro do Zero no youtube clicando no link abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?=1aL_W1MAb3k&list=UULhVYSubmz3DiO7JmYaKpxQ&index=16

Deixe o seu comentário se este artigo te ajudou. Obrigada!

O conteúdo foi útil pra você?

Clique aqui para tirar a sua dúvida.
bottom of page