top of page

Uso do tempo

A organização do tempo de cada atividade a ser desenvolvida durante o ensaio é primordial para que o regente obtenha sucesso e resultados com o trabalho que pretende desenvolver com o coro.


Imagine só, se os cantores se programam para chegar ao ensaio às 19h e sair às 20h e o regente sempre atrasa o início do ensaio? Sabe o que poderá acontecer? Os cantores podem adquirir o hábito de chegar atrasados para o ensaio, cada um no seu horário, e o ensaio não será mais produtivo. E quando o regente não presta atenção ao tempo necessário para desenvolver as atividades programadas para o ensaio e decide prolongar o tempo do ensaio obrigando os cantores a permanecer ali além do horário combinado? Essa atitude, se for recorrente, poderá gerar um outro problema, pois os cantores possuem outras atividades e compromissos além do ensaio do coro.   


Estas atitudes podem caracterizar falta de atenção ou mesmo de respeito por parte do regente com os cantores que chegam no horário para participar da cantoria. O regente deve sempre pensar e programar-se para o trabalho coletivo e isso significa organização!

Então, como otimizar o tempo do ensaio?

 

Sugiro que você organize o ensaio em partes e que cada uma destas partes, ou momentos, tenha uma duração aproximada. Podemos pensar assim:


- Primeiro momento: Alongamento corporal e respiração (10 min)     
-Segundo momento: Preparação vocal (10min)
-Terceiro momento: Repertório (35 min)
- Canções novas
- Canções conhecidas
- Avisos: (5 min)

Segue abaixo uma tabela como sugestão para as anotações e organização do ensaio:

  
         

Clique neste botão para baixar o arquivo.

O conteúdo foi útil pra você?

Clique aqui para tirar a sua dúvida.
bottom of page