top of page

Postura Corporal

Uma boa postura está sempre aliada a uma boa respiração!

 

A postura é um assunto muito importante a ser abordado com o coro. A boa postura possibilita uma performance mais produtiva e ajuda o cantor a direcionar a energia necessária para o canto, já que ele não precisa desperdiçar esta energia com uma má postura. Explico. Quando utilizamos uma postura adequada, conseguimos manter os músculos necessários para o bom funcionamento da respiração do cantor trabalhando corretamente, ou seja com tônus porém sem tensão desnecessária. Sendo assim o fluxo de ar é livre e a tenacidade necessária para manter a voz funcionando acontece.

Quando estamos coma postura incorreta, nosso corpo direciona a energia que ele utilizaria para a boa produção da voz na correção desta postura, pois ele necessita desta compensação para produzir um som vocal satisfatório e saudável. Sendo assim, quando o regente está atento a postura dos cantores temos maiores chances de ter sucesso na produção da sonoridade e da saúde vocal do grupo como um todo.

É importante observarmos sinais de tensão no corpo dos cantores e nosso corpo enquanto regemos. Muitas vezes o regente sem perceber, estabelece uma postura de tensão e os cantores acabam refletindo esta postura na produção de  um som tenso. Ombros caídos, pélvis pronunciada para a frente, pescoço tensionado para frente, são exemplos de postura que devem ser observados pelo regente durante o processo de ensaio para evitar um exemplo corporal que não beneficie o grupo.

Exercícios de alongamento realizados no início do ensaio e durante o decorrer do ensaio quando necessário, preparam o corpo liberando as tensões, estabelecendo a postura de apoio para a respiração e  promovendo a energia necessária para uma boa performance. É importante não confundir alongamento com relaxamento. O cantor  e o regente não devem estar relaxados durante a realização dos ensaios ou apresentações, mas sim prontos , livres de tensão e com energia suficiente para a realização de uma boa performance musical.        

O conteúdo foi útil pra você?

Clique aqui para tirar a sua dúvida.
bottom of page