top of page
  • Foto do escritorCibele Sabioni

Falando em Cantoria com Dr. Judson Nascimento

Atualizado: 19 de dez. de 2018





Dicas de patrocínio para regência coral


Olá instituições, regentes e membros de coral. Sabemos que arcar com as despesas de um coral não é nada fácil e contar com um patrocínio, dá a devida tranquilidade para poder concentrar esforços nas principais atividades de gestão de um coral, melhorando consideravelmente sua performance. Neste sentido, seguem algumas dicas para se conseguir um bom patrocínio.


É fundamental entender que o patrocínio não é uma doação por parte do patrocinador e sim um negócio e negócio bom é aquele que é bom para ambas as partes. Assim, cabe a quem está em busca de um patrocínio oferecer as melhores condições para o patrocinador em potencial.


O patrocinador está em busca de exposição de marca e geralmente está disposto a investir em projetos culturais, como em um coral por exemplo, desde que perceba alguma possibilidade de atingir com sua marca o público e/ou local de seu interesse. Logo, identificar claramente qual o perfil do público da audiência do coral e o(s)

respectivo(s) local(is) de atuação, são informações de grande relevância na proposta de patrocínio.


Com estas informações o patrocinador em potencial poderá avaliar se o perfil do público-alvo de seu interesse está contemplado na audiência de seu coral, ou mesmo analisar a importância do coral para a comunidade a qual o mesmo pertence. Neste caso o patrocinador pode ter interesse seja na localidade, no público ou em ambos.


Como a exposição de marca é fundamental para o patrocinador, é preciso identificar formas de divulgar sua (dele) marca, tendo em vista que esta é a contrapartida que o

mesmo deverá receber ao investir em seu projeto. Assim, informar do que se trata o projeto de regência coral, qual a sua importância, onde e quando atuará, pensar em

formas de inclusão da marca do patrocinador nos materiais de divulgação e nas possíveis mídias, podem fazer a diferença na escolha de que projeto deve ser patrocinado.


O custo total do projeto deve poder dar conta de sua plena realização durante todo o tempo de duração do mesmo. Não tente economizar se isto implicar em não realizar de maneira satisfatória toda a proposta. Observe que o custo pode ser dividido em cotas de patrocínio, relativizando o peso do investimento de cada empresa interessada em patrocinar seu projeto.


Faça um relatório final mostrando o resultado esperado pelo patrocinador, comparando o que foi prometido na proposta com o realizado. Quanto mais o realizado for igual ao prometido, maior é o sucesso do patrocínio e consequentemente maiores serão as chances de sua renovação, caso o patrocinador ainda tenha interesse em se comunicar com o mesmo público.


Veja em detalhes como elaborar uma proposta de patrocínio em anexo.

Espero que a informação tenha sido útil.

Prof. Dr. Judson Nascimento

Consultor de Marketing e Inovação Social


Clique no botão abaixo para fazer download de um modelo de proposta de patrocínio.

Download: Proposta de Patrocínio







75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page