Dicas de patrocínio para regência coral
Olá instituições, regentes e membros de coral. Sabemos que arcar com as despesas de um coral não é nada fácil e contar com um patrocínio, dá a devida tranquilidade para poder concentrar esforços nas principais atividades de gestão de um coral, melhorando consideravelmente sua performance. Neste sentido, seguem algumas dicas para se conseguir um bom patrocínio.
É fundamental entender que o patrocínio não é uma doação por parte do patrocinador e sim um negócio e negócio bom é aquele que é bom para ambas as partes. Assim, cabe a quem está em busca de um patrocínio oferecer as melhores condições para o patrocinador em potencial.
O patrocinador está em busca de exposição de marca e geralmente está disposto a investir em projetos culturais, como em um coral por exemplo, desde que perceba alguma possibilidade de atingir com sua marca o público e/ou local de seu interesse. Logo, identificar claramente qual o perfil do público da audiência do coral e o(s)
respectivo(s) local(is) de atuação, são informações de grande relevância na proposta de patrocínio.
Com estas informações o patrocinador em potencial poderá avaliar se o perfil do público-alvo de seu interesse está contemplado na audiência de seu coral, ou mesmo analisar a importância do coral para a comunidade a qual o mesmo pertence. Neste caso o patrocinador pode ter interesse seja na localidade, no público ou em ambos.
Como a exposição de marca é fundamental para o patrocinador, é preciso identificar formas de divulgar sua (dele) marca, tendo em vista que esta é a contrapartida que o
mesmo deverá receber ao investir em seu projeto. Assim, informar do que se trata o projeto de regência coral, qual a sua importância, onde e quando atuará, pensar em
formas de inclusão da marca do patrocinador nos materiais de divulgação e nas possíveis mídias, podem fazer a diferença na escolha de que projeto deve ser patrocinado.
O custo total do projeto deve poder dar conta de sua plena realização durante todo o tempo de duração do mesmo. Não tente economizar se isto implicar em não realizar de maneira satisfatória toda a proposta. Observe que o custo pode ser dividido em cotas de patrocínio, relativizando o peso do investimento de cada empresa interessada em patrocinar seu projeto.
Faça um relatório final mostrando o resultado esperado pelo patrocinador, comparando o que foi prometido na proposta com o realizado. Quanto mais o realizado for igual ao prometido, maior é o sucesso do patrocínio e consequentemente maiores serão as chances de sua renovação, caso o patrocinador ainda tenha interesse em se comunicar com o mesmo público.
Veja em detalhes como elaborar uma proposta de patrocínio em anexo.
Espero que a informação tenha sido útil.
Prof. Dr. Judson Nascimento
Consultor de Marketing e Inovação Social
Clique no botão abaixo para fazer download de um modelo de proposta de patrocínio.
Comments